Does not speak Portuguese? Understand English?

See our blog in English: http://plus-planet.blogspot.com/

Apresentação Blog!

Se não formos nós a preocupar-nos com o futuro da "nossa casa" quem será? Neste blog irão encontrar informações sobre o que cada um pode e deve fazer para salvar o nosso Planeta.Conto com os vossos comentários, sugestões e reclamações para ajudar a construir este blog e a divulga-lo o mais possível.

Criado a 22 de Abril de 2012

Obrigado pela sua visita!


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Glossário



Água doce - água que não tem muito sal. Encontra-se na maioria dos lagos e rios.


Adubos – produtos naturais (estrume, composto) ou químicos que fertilizam a terra e ajudam o desenvolvimento dos vegetais.


Água salgada – água que contém bastante sal. Encontra-se nos mares e oceanos.


Aquecimento global – aumento gradual da temperatura média da Terra.


Asteroide - bloco e rocha no espaço.

Biodiversidade - é a variedade de seres vivos, dos seus habitats e das relações que se estabelecem entre eles


Clonagem – modo de reprodução que permite a cópia de uma célula ou de um indivíduo a partir do ADN (ácido desoxirribonucleico) presente nos cromossomas.


Cometa – enorme bola de gelo e poeira no espaço.


Continente – uma vasta extensão de terra. Existem sete continentes na terra: Ásia (o maior), África, América do Norte e Sul, Antártida, Europa e Oceânia (o menor).



Deslastragem – operação poluente efetuada por certas companhias petrolíferas que consiste em deitar ao mar água que contem resíduos de petróleo.


Erosão – o desgaste da superfície terrestre pela ação dos fenómenos meteorológicos, como a chuva e o vento.


Fóssil – restos de plantas e animais pré-históricos preservados em rochas.


Furacão – poderosa tempestade de nuvens de chuva (nimbos) com centenas de quilómetros de extensão, com velocidades médias do vento superiores a 100 Km/h.

Gravidadeé a força de atração mútua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros. Classicamente, é descrita pela lei de Newton da gravitação universal. Foi descoberta primeiramente pelo físico inglês Isaac Newton e desenvolvida e estudada ao longo dos anos. 
Albert Einstein descreveu-a como consequência da estrutura geométrica do espaço-tempo. 
Do ponto de vista prático, a atração gravitacional da Terra confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos no ar (como a atração é mútua, a Terra também se move em direção aos objetos, mas apenas por uma ínfima fração). Ademais, a gravitação é o motivo pelo qual a Terra, o Sol e outros corpos celestiais existem: sem ela, a matéria não se teria aglutinado para formar aqueles corpos e a vida como a entendemos não teria surgido. A gravidade também é responsável por manter a Terra e os outros planetas em suas respectivas órbitas em torno do Sol e a Lua em órbita em volta da Terra, bem como pela formação das marés e por muitos outros fenómenos naturais.


Lençol freático – bolsa de água subterrânea pouco profunda, alimentada pela água da chuva que se infiltra no solo.


Mangal – conjunto de vegetais que normalmente, se desenvolve m no logo ao longo das zonas costeiras das regiões com temperaturas elevadas e que têm necessidade, em simultâneo, de água doce e salgada.


Mangue – é a árvore rainha do mangal.


Meteoroide – pequena rocha no espaço, normalmente um fragmento de asteroide.


Mineral – uma matéria sólida composta por químicos.


Monocultura – o cultivo do mesmo tipo de planta, no mesmo terreno e em diversos anos.


Órbita – trajetória curvilínea de um planeta ou outro corpo em torno de uma estrela, ou de uma lua em torno de um planeta.


Permafrost – solo permanentemente gelado que se encontra em regiões muito frias como a Sibéria e o Grande Norte canadiano. Devido ao reaquecimento climático, essas terras vão degelando pouco a pouco e libertam metano, um gás com efeito de estufa particularmente forte.


Poluição sonora - Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos. Nesse sistema em equilíbrio os organismos produzem substâncias que são úteis para outros organismos e assim sucessivamente. A poluição vai existir toda vez que resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) produzidos por microrganismos, ou lançados pelo homem na natureza, forem superior à capacidade de absorção do meio ambiente, provocando alterações na sobrevivência das espécies. A poluição pode ser entendida, ainda, como qualquer alteração do equilíbrio ecológico existente.


A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está diretamente relacionada com os processos de industrialização e a consequente urbanização da humanidade. Estes são os dois fatores contemporâneos que podem explicar claramente os atuais índices de poluição. Os agentes poluentes são os mais variáveis possíveis e são capazes de alterar a água, o solo, o ar, etc.


Poluição é, portanto, uma agressão à natureza, ao meio ambiente em que o homem vive. Os efeitos da poluição são hoje tão amplos que já existem inúmeras organizações de defesa do meio ambiente.


Poluição Sonora é qualquer alteração das propriedades físicas do meio ambiente, causada por som puro ou conjugação de sons, admissíveis ou não, que direta ou indiretamente seja nociva à saúde, segurança e ao bem. O som é a parte fundamental das atividades dos seres vivos e dos elementos da natureza.


Cada um tem um significado específico, conforme as espécies de seres vivos que os emitem, ou que conseguem percebê-los. Os seres humanos, além dos sons que produzem para se comunicar e se relacionar, como as palmas, voz, assobios e passos, também produzem outros tipos de sons, decorrentes de sua ação de transformação dos elementos naturais. Somente depois que o homem se tornou gregário e desenvolveu suas qualidades criadoras, é que o ruído se transformou de aliado, nos primórdios da Civilização, em inimigo, nos últimos tempos.


O tempo foi passando, centenas e centenas de anos, até que no afã do prosseguir melhorando as condições de vida do Ser Humano, a indústria, em desenvolvimento constante, trouxe consigo o ruído intensivo e nocivo, intoxicando-nos aos poucos, lesando-nos lenta, constante e irreversivelmente.


Há cerca de 2500 anos a humanidade conhece os efeitos prejudiciais do ruído à saúde. Existem textos relatando a surdez dos moradores que viviam próximos às cataratas do Rio Nilo, no antigo Egipto. O desenvolvimento da indústria e o surgimento dos grandes centros urbanos acabaram com o silêncio de boa parte do planeta.



Radioatividade – energia emitida pelas rochas que ajuda os cientistas a determinar a sua idade.


Reciclagem - A reciclagem é o reaproveitamento dos materiais como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel,o vidro e o plástico.As maiores vantagens da reciclagem são: a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita tratamento final, como aterramento, ou incineração.


Hoje em dia existem ecopontos onde pode colocar:


o papel no ecoponto azul;


o vidro no ecoponto verde;
o plástico no ecoponto amarelo;
o lixo comum nos contentores.


Recentemente foram incluídos os pilhões junto destes ecopontos.


Sabia quanto tempo demoram os objectos a decomporem-se se forem abandonados por aí?


-Papel de 3 a 6 meses;


-Plástico mais de 100 anos;


-Tecido de 6 meses a um ano;


-Metal mais de 100 anos;


-Pastilha elástica 5 anos;


-Borracha tempo indeterminado;


-Madeira 13 anos;


-Vidro 1 milhão de anos.


Sismo – um abalo na crosta terrestre provocado pelo deslizamento de duas placas uma pela outra.

Terramoto/Terremoto  Libertação súbita de energia que provoca movimentos da superfície terrestre. = ABALO SÍSMICOSISMOTREMOR DE TERRA, TERREMOTO.

Tsunami - é um onda gigante que se forma no meio do Oceano, geralmente causa pela movimentação da crosta terrestres, ou seja terremotos ou vulcões, no alto mar elas são baixas não passam de 30 cm de altura mas à medida que se aproxima do litoral perdem velocidade a ganham altura podendo passar dos 20 metros de altura. Podem ainda ser formadas por ventos durante uma tempestade.

Vulcão – uma montanha formada pela erupção de rocha em fusão e grandes quantidades de cinza.



Planeta Terra

Ultima Atualização: 30/12/2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

Se for alguma sugestão ou reclamação por favor não escreva aqui! Manda para o seguinte mail: vamossalvaronossoplaneta@gmail.com!
Muito obrigado pela compreensão!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...