Does not speak Portuguese? Understand English?

See our blog in English: http://plus-planet.blogspot.com/

Apresentação Blog!

Se não formos nós a preocupar-nos com o futuro da "nossa casa" quem será? Neste blog irão encontrar informações sobre o que cada um pode e deve fazer para salvar o nosso Planeta.Conto com os vossos comentários, sugestões e reclamações para ajudar a construir este blog e a divulga-lo o mais possível.

Criado a 22 de Abril de 2012

Obrigado pela sua visita!


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O Rio Amazonas

rio Amazonas, localizado na região norte do Brasil, é mais extenso rio do mundo com 6.850 km de extensão desde sua nascente a 5,6 mil metros de altitude no Peru até sua foz em terras brasileiras, próximo a divisão do Pará com o Amapá.
Até pouco tempo atrás acreditava-se que o Rio Nilo era o mais extenso, porém, isso se devia a um erro de localização.














Rio Amazonas
Antes de chegar até sua foz, o rio Amazonas recebe vários nomes sendo que no Brasil é chamado de Solimões até chegar próximo a Manaus quando, por fim recebe o nome de Amazonas.

A bacia amazônica é a maior do mundo com 5.846.100 km², quase o dobro da do Nilo, e ainda é o maior em volume de água: são 216.342m³ por segundo (o valor foi medido em Óbidos, cidade a 1000 km da foz, pela U. S. Geologycal Survey em 1963).

Ao nascer na cordilheira peruana o Rio Amazonas recebe o nome de Apurimac até unir-se ao rio Urubamba e receber o nome de Ucayalli. Já nas florestas equatoriais, ele se une ao Marañón antes de chegar ao Brasil. Em terras brasileiras, o Amazonas recebe o nome de Solimões até 30 km da cidade de Manaus.
Devido a seus inúmeros afluentes a vazão do rio varia muito pouco o ano todo (cerca de 10,55mm), com algumas enchentes decorrentes de períodos de cheia. Por 3.700 km o rio é perfeitamente navegável por navios de alto-mar sendo que as menores profundidades, inferiores a 20 m, só ocorrem perto da fronteira peruana.

Alguns afluentes importantes do Amazonas são: o Ucayalli e Huallaga (ambos no Peru), o Javari, Madeira, Purus, Juruá, Xingu e Tapajós, na margem direita; na margem esquerda são o Pastaza e Napo (no Peru), Negro, Japurá, Trombetas, Içá, Jari e Paru. Os rios da margem direita (vindos do sul) são os mais importantes em questão de volume, pois são mais caudalosos.






Planeta Terra

Última Atualização: 05/09/2014
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...