Does not speak Portuguese? Understand English?

See our blog in English: http://plus-planet.blogspot.com/

Apresentação Blog!

Se não formos nós a preocupar-nos com o futuro da "nossa casa" quem será? Neste blog irão encontrar informações sobre o que cada um pode e deve fazer para salvar o nosso Planeta.Conto com os vossos comentários, sugestões e reclamações para ajudar a construir este blog e a divulga-lo o mais possível.

Criado a 22 de Abril de 2012

Obrigado pela sua visita!


domingo, 3 de fevereiro de 2013

Sabias que...


... em Reiquejavique, e por causa da sua posição geográfica, os dias só têm quatro horas de sol no inverno e, no verão, as noites não existem?
...a temperatura média de Reiquejavique em janeiro é de -0,4ºC e em julho é de cerca de 11ºC?
...na cidade de Reiquejavique vive cerca de 60% da população total da Islândia?
...Reiquejavique significa baía fumegante? Este nome foi graças a uma fonte térmica que libertava muitos vapores e parecia estar sempre a fumegar?
...Portugal é um dos maiores exportadores de cortiça do mundo. Retirada dos sobreiros, esta serve para fazer rolhas, objetos de decoração, calçado e vestuário?
...os adubos e os pesticidas usados na agricultura infiltram-se no solo e poluem as águas subterrâneas?
...o oxigénio é usado na medicina, em doentes com dificuldades respiratórias?
...o dióxido de carbono é usado para o fabrico de neve carbónica dos extintores?
...o azoto é usado na indústria para o fabrico de adubos sintéticos?
...o hidrogénio é o combustível dos foguetes?
...os moinhos eram usados para moer os cereais?
...os Líquenes são indicadores da qualidade do ar?
...há transportes públicos que não emitem poluentes atmosféricos?
...estão a desenvolver produtos químicos amigos do ambiente?
...o Homo eretos foi a primeira espécie, há 800.000 anos, a conseguir utilizar o fogo no seu quotidiano? Este passo foi fundamental na evolução dos hominídeos, já que a possibilidade de se alimentarem a partir de alimentos cozinhados conduziu a alterações na sua mandíbula por perda de dentição, aumentando o espaço da caixa craniana, essencial ao desenvolvimento do cérebro e, consequentemente, da inteligência?
...todas as formas de iluminação pública, até há 100 anos atrás, dependiam de combustíveis fósseis? A era da iluminação moderna foi iniciada no final do século XIX com a invenção da lâmpada elétrica incandescente por Swan e Edson.
...o diâmetro do Sol é 109 vezes maior do que o diâmetro da Terra? Para perceberes melhor esta proporção podes comparar um berlim (Planeta Terra) a uma bola de praia com mais de um metro de diâmetro (Sol)!


...um dos maiores parques Solares do mundo se situa em Portugal? Este parque localiza-se na Amareleja (Alentejo) e tem capacidade para abastecer cerca de 30mil casas, evitando a emissão de 86 mil toneladas de dióxido de carbono.
… o primeiro barco solar prático foi construído em Inglaterra em 1975?
... a terra recebe do sol 300000000000000000000000kj de energia solar por ano?
... Portugal é o país da Europa com mais horas de sol.
 … há uma iniciativa ligada aos carros solares chamada World Solar Challenge? Esta iniciativa é uma competição realizada na Austrália, na qual as várias equipas competem numa corrida de carros Solares. O que conta é a obtenção de melhores resultados mediante a melhor estratégia de eficiência. 
 … o primeiro carro Solar foi criado pelo dinamarquês Hans Tholstrup que atravessou os 4052 quilómetros entre Sidney e Perth em 20 dias?
 … o termo “fotovoltaico” vem do grego? Phõs, luz; e voltaico” que quer dizer relacionado com a eletricidade (derivado do nome do físico italiano Alessandro Volta, do qual a unidade de potencial elétrico também recebeu o nome, o volt)?
 … construir um forno Solar caseiro é bastante simples? Apenas precisas de uma capa refletora, velcro, varas e uma bolsa transparente. Primeiro colocas o velcro na parte inferior da capa refletora para que a possas fechar em forma de antena parabólica com o auxílio das varas. Depois colocas os alimentos que queres cozinhar dentro da bolsa transparente e colocas a bolsa sobre a capa refletora.
 … uma casa pode ser completamente abastecida pela energia do vento? Nas zonas onde sopra o vento durante praticamente todo o ano esta situação poder-se-ia tornar realidade caso fossem instalados nas janelas ou varandas vários micro aerogeradores em forma de túnel de vento, ou no telhado um aerogerador maior.
 …. a maioria das casas de habitação pode facilmente reduzir o consumo de eletricidade para iluminação, entre 15 a 20%, sem qualquer redução da qualidade da iluminação?
 …. o  sector dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa?
 ... o termo eólico vem do latimaeolicus, o que significa «pertencente ou relativo a Éolo», deus dos ventos na mitologia grega?
... o petróleo só vai durar mais 50 ou 80 anos? 
... 12% da população mundial vive em regiões montanhosas (ex.: aproximadamente 13 milhões de pessoas vivem nas regiões do Alpes – sistema montanhoso situado na Europa)?
... segundo os cientistas a maior tsunami que atingiu a terra foi no final do período Cretáceo a aproximadamente 65 milhões de anos atrás, segundos eles, ela atingiu facilmente os 3000 metros de altura, varrendo todo o continente americano?
.... as oliveiras podem ultrapassar os 2500 anos de idade/vida?
.... o Oceano Atlântico tem uma área aproximada de 106 400 000 km2?


Ultima atualização: 25/07/2015

Planeta Terra



Sem comentários:

Enviar um comentário

Se for alguma sugestão ou reclamação por favor não escreva aqui! Manda para o seguinte mail: vamossalvaronossoplaneta@gmail.com!
Muito obrigado pela compreensão!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...