Does not speak Portuguese? Understand English?

See our blog in English: http://plus-planet.blogspot.com/

Apresentação Blog!

Se não formos nós a preocupar-nos com o futuro da "nossa casa" quem será? Neste blog irão encontrar informações sobre o que cada um pode e deve fazer para salvar o nosso Planeta.Conto com os vossos comentários, sugestões e reclamações para ajudar a construir este blog e a divulga-lo o mais possível.

Criado a 22 de Abril de 2012

Obrigado pela sua visita!


sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Sistema Solar



O Sol e os planetas

O Sol é cerca de mil vezes maior que todos os planetas juntos. A sua força de gravidade atrai os planetas, fazendo-os girar à sua volta em órbitas elípticas. Os nove planetas dividem-se em dois grupos: quatro pequenos e rochosos, próximos do Sol, e quatro grandes e gasosos, mais afastados. Plutão é um enigma, pois não encaixa em nenhum dos grupos e não há consenso por parte da comunidade científica relativamente à sua natureza.

Mercúrio – é o planeta mais rápido do Sistema Solar e é também o que se encontra mais próximo do Sol. Não possui atmosfera e a sua superfície é muito semelhante à da Lua.

Vénus – é um planeta que muitas vezes é confundido com uma estrela, porque depois da Lua, é o objeto mais brilhante da noite. A grande concentração de dióxido de carbono na sua atmosfera tem como consequência o efeito de estufa, responsável pelas elevadas temperaturas à superfície deste planeta.

Terra – também chamada planeta azul, deve seu brilhante colorido às grandes massas de água que cobrem a maior parte da sua superfície. Só podemos ver a terça parte da sua superfície sólida, pois o restante é coberto pelos mares, os oceanos e as grandes massas de gelo dos polos, os calotes polares. É o terceiro planeta em órbita do Sol, depois de Mercúrio e de Vénus. Possui um satélite natural, a Lua.
Entre os planetas do Sistema Solar, a Terra tem condições únicas: possui grandes quantidades de água, tem placas tectónicas e um forte campo magnético. Crê-se que a Terra é o único corpo planetário que possui vida, pelo menos sob a forma como a conhecemos. Quanto à forma, o planeta Terra é uma esfera, ligeiramente achatada nos polos.

Marte – tem uma cor avermelhada muito característica e é o planeta onde existe o maior vulcão do sistema solar – Olympus Mons.

Júpiter – é o maior planeta do Sistema Solar e possui um conjunto de 52 satélites naturais. A mancha vermelha tão característica que se vê sobre a sua superfície tem um diâmetro três vezes maior do que a Terra.

Saturno – este planeta é conhecido pelo seu sistema de anéis, que têm um brilho deslumbrante e que se estendem por uma distância quase tão grande como a que separa a Terra da Lua.

Úrano – é o único planeta que gira “deitado” à volta do Sol.

Neptuno – a grande mancha escura que se vê à superfície deste planeta é um enorme sistema de tempestade, onde os ventos sopram à elevada velocidade de 200 km/h.

Plutão – este corpo celeste desperta alguma polémica quanto à sua natureza: será o planeta mais pequeno do Sistema Solar ou o maior dos “objetos” da cintura de Kuiper?

Planeta Terra
Última Atualização: 21/03/2015

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...